terça-feira, 6 de outubro de 2009

É a mil V

Ano Internacional da Astronomia passa a Ano Internacional da Ficção Científica



Um estudo insuspeito, provavelmente encomendado pelas Nações Unidas, concluiu que o ano de 2009 deverá perder a designação de Ano Internacional da Astronomia, passando a denominar-se Ano Internacional da Ficção Científica.
Os fãs deste género cultural já se manifestaram em protesto. Várias marchas foram planeadas, onde se espera que haja uma adesão de milhares de pessoas. Segundo porta-vozes das entidades organizadoras, Ficção Científica é demasiado genérico e 2009 deveria chamar-se «o Ano Internacional da Confederação Spock Gallactica de Darth Vader».
Em conferência de imprensa, os directores do estudo não quiseram comentaram as anunciadas marchas. Afirmaram contudo que este não será apenas um retoque no nome com vista a torná-lo mais atraente, mas antes uma nova escolha que reflectirá melhor a sociedade. Ficção Científica será muito mais actual, porque, e passa-se a citar, «hoje em dia parece que já não sabem o que inventar e isto anda tudo doido».
Questionados sobre o significado destas afirmações, os citados directores responderam com um exemplo. Afirmam eles que o facto de quererem acabar com todos os livros, substituindo-os por consolas de leitura, é «digno de um episódio da série “Espaço 1999”… que já agora, toda a gente sabe que foi o Ano Internacional das Pessoas Idosas».
Foi ainda revelado que a conclusão do estudo não foi uma decisão unânime. Alguns cientistas queriam guardar a nova designação até 2010, onde se espera que várias realidades agora obsoletas sejam reformuladas. Para além da consola de livros deverá surgir o pequeno-almoço virtual e o sexo a fingir, ambos com aromas realistas libertados de um ecrã e sofisticadas colunas estereofónicas.
Os jornalistas aproveitaram a conferência para interpelar os cientistas acerca da eventual relação entre as conclusões do estudo e outras áreas da sociedade, como a política mundial, mas a resposta foi peremptória: «nós dissemos Ano internacional da Ficção Científica, não dissemos Ano Internacional da Parvoíce».
Fica assim extinto o único nome popular que um Ano Internacional já teve, pelo menos em Portugal. Isto porque, como se sabe, Ano Internacional da Astronomia em abreviatura fica AIA, e as pessoas habituaram-se a classificar 2009 como o ano “AIA Minha Vida”.

Sem comentários:

Enviar um comentário