Estamos no fim do mundo.
O tempo vai terminar em breve, meros mortais, preparai-vos.
Já soam as trombetas dos cavaleiros, anunciando ondas de destruição apocalíptica.
É que só isso pode explicar o facto de o opinador vir aqui falar novamente de futebol...!
Sim, ele adora fazer alarde de que não percebe nada do assunto, e também detesta quem fala do que não sabe, mas ressalva-se que ele vai abordar o assunto de um ponto de vista genérico.
Não se pretende discutir a lesão do novo jogador do Portimonense, mas mais debater a sociologia por detrás das instituições, o que soa logo muito melhor e dá imensa credibilidade.
Pediram ao opinador que comentasse a final da liga dos campeões. O opinador nem sabia que tinha havido uma liga dos campeões, ainda por cima com final e tudo. Lá por isso, o opinador também não viu nenhum jogo do Euro 2004 porque estava com a namorada. Menciona-se este facto porque costuma criar estranheza. Como se ele trocasse uma coisa pela outra, mas pronto! Seja como for, é por isso que o opinador resolveu não falar sobre a tal liga, mas sim de algo que ele realmente vê, mesmo que não queira.
E como ele gosta de resumir as coisas numa frase (para depois divagar durante páginas), aqui vai ela: Há clubes de futebol e clubes de futebol.
Com mil cachimbos, o Benfica em futebol não ganha nada, mas não se sabe porque é que a malta do Porto, que até ganha, insiste em querer ficar por baixo.
Quer dizer, faz o mais difícil, ganhar, mas depois resolve enterrar-se quando o mais fácil era limitar-se a ser vencedor. Num dos exemplos predilectos, alguns colegas portistas diziam antes de ontem que apoiavam a teoria, que pelos vistos surgiu por aí, de que o Porto devia passar a jogar futebol em Espanha. É que aqui não dá luta, dizem eles, não é um campeonato ao seu nível, e estão a perder oportunidades de crescer, e mais umas quantas pérolas...
O opinador gostava de fazer aqui a sua versão do "no comment" da Euronews. Ou seja, vai deixar a notícia falar por si, os comentários são desnecessários.
A isto, se alguém lesse este blogue patético, poderia responder, ah, mas isso são meia dúzia de gajos, não têm nada a ver com o clube e a sua postura, e pessoal a dizer asneiras há em todos os clubes...
Seja.
No dia seguinte, ontem portanto, contaram (aliás, é mais passaram o dia todo a chatear com essa! Não teve graça à primeira, à quinta vez curiosamente continuava a não ter) que o presidente do Porto disse, e cita-se, que a final da taça devia ser no Estádio da Luz para que lá se visse um jogo de jeito.
Portanto, piada de taberna. Aquela graçola que a malta diz quando já não distingue o prato dos tremoços das nódoas de cerveja no balcão.
E isto é o presidente. Que é suposto ser um representante, até mesmo a 'melhor pessoa' de uma instituição, para isso se elege um presidente.
Está bonito, isto. É só nível!
O Porto Salvo, clube da terra do opinador, tinha uma táctica cientificamente elaborada, vanguardista, tendo como base os mais rigorosos critérios da biomecânica e com vários estudos em túneis de vento, conhecida como "Tira".
Basicamente, de cada vez que um jogador do Porto Salvo apanhava a bola, era o treinador no banco "Tira! Tira!", era os colegas de equipa "Tira! Tira", era o público, que já sabia a táctica, "Tira! Tira!", e aquilo dava um coro tal que o jogador tinha mesmo de 'tirar', ou seja, chutar com toda a força para o mais longe possível. O jogo do Porto Salvo resumia-se então a biqueirada para as nuvens.
Como é óbvio, só por sorte a bola ia ter de vez em quando a outro colega de equipa, e eles perdiam com todos.
Pois o Porto Salvo, coitado, se viesse a ganhar qualquer coisa do género, ninguém tem dúvidas que choveriam bocas como as do distinto presidente do Porto.
E a direcção do Porto Salvo era logo a primeira. Com mil bujardas, até o opinador alinhava!
Por isso é que o Porto Salvo é um clube regional. Com a diferença, já agora, de que se o Porto Salvo ganhasse qualquer coisa, era limpo, sem suspeitas, subornos, ou outras coisas menos próprias. Mas isso é outro assunto, no qual o opinador não quer falar muito, até porque ele compreende que o que um adepto quer é ganhar. Embora, certamente que assim ninguém gosta.
Os adeptos que dizem que nada acontece e são apenas cabalas, tivera sido um clube com outra cor qualquer, e já era tudo uma ladroagem. Assim, nesta cor, não é. As reacções que se têm a esses acontecimentos acabam por comprovar que, no fundo no fundo, ninguém gosta de ganhar assim.
Mas adiante, dizia-se que há atitudes que se esperam de clubes regionais, e o opinador não percebe porque é que o Porto insiste em querer parecer o Porto Salvo. Não deveria ser o contrário?
O opinador pensa que isso é inveja do Liga dos Últimos, e julga mesmo que esse programa devia ir às Antas. É verdade que o clube não perde, mas os cromos de bancada estão lá todos.
A lição de hoje é então para os amigos portistas, não juntem o mau ganhar ao vosso já famoso mau perder. Fiquem por cima, já que são vencedores. A sério.
Isso só enobrece o Benfica e o Benfica não precisa da vossa ajuda para ser nobre.
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
LOL
ResponderEliminar1 - o meu irmão no dia do jogo inglaterra portugal 04 fez paço de arcos porto salvo de bicicleta.. chega a casa e comentário... "Que estranho não há um único carro na rua, sabes o que e passa sofia?" eu que já estava sem unhas, sem cabelo, com os nervos desfeitos... não comentei e ainda hoje não comento..
2 - em relação ao porto ao pinto da costa e afins, sineramente é triste mas pronot... não pcrco tempo com gente triste recuso-me..
3 - por fim existe uma liga dos campões uma taa UEfa que será agora a Liga Europa .. mas isso a ti não te interessa.. n te interessa que o Messi tenha marcado um golo de cabeça porque tu não sabes quem é o Messi... saberás quem é o Cristiano Ronaldo?
Primeiro que tudo,
ResponderEliminarTU NAO VISTE O INGLATERRA-PORTUGAL DE 2004?!
Depois,
ó Miguel, outra vez futebol? Já estive mais longe de duvidar da tua saúde mental, querido primo.
1- Eu fiz isso no dia do jogo? Já nem me lembrava!...
ResponderEliminar3- Taça uefa já conhecia, agora "liga europa" é a primeira vez que ouço falar. Quanto ao Messi, também já ouvi esse nome, mas não sei quem é o senhor.
E sim, talvez chegue de falar sobre futebol, durante uns tempos. Mas só depois de escrever sobre os pêlos rapados do Cristiano Ronaldo.